FORMAÇÃO, EMPREGO, EMPREENDEDORISMO E TRABALHO

 

Se pretende (re)definir o seu percurso os seguintes sites podem ajudá-lo.

BOLSA DE FORMAÇÃO E EMPREGO
 
Sites Locais, Regionais e Nacionais

 

Neste site pode procurar oferta de emprego de todo o país e pode fazer a pesquisa por distrito e também por categorias profissionais, como por exemplo, banca e seguros, restauração, turismo, higiene e segurança, etc. Pode ainda encontrar dicas sobre formação, entrevistas de emprego e como criar e otimizar o curriculum vitae.

 

No portal Net Empregos poderá fazer pesquisa de emprego por localidade, bem como efetuar candidaturas às vagas existentes.

 

Pode pesquisar o emprego que mais lhe interessa a partir da seleção da oferta em 16 áreas de atividade.

 

No portal Expresso Empregos poderá fazer pesquisa de emprego por localidade, bem como efetuar candidaturas às vagas existentes.

 

Na página inicial deste site pode encontrar as novidades do “centro de emprego digital” e as novidades de “colocações em part-time”. Tem ainda muitas ofertas de emprego para pesquisa das mais variadas áreas de atividades e níveis de formação.

 

Acede a este site se procura emprego, estágios e formação. A informação está organizada por data da publicação, distrito, experiência profissional e habilitação académica.

 

Este site permite obter informação sobre estágios profissionais na administração central e ainda fazer online a respetiva candidatura.

 

Este site permite obter informação sobre estágios profissionais em entidades da administração pública local (autarquias locais, entidades intermunicipais e demais associações de municípios e freguesias de direito público e empresas locais).

 

Se tem o 12º ano concluído e o nível 3 ou 4 de qualificação profissional numa área tecnológica de eletrónica, telecomunicação, redes e informática, pode candidatar-se a um estágio remunerado na Portugal Telecom.

 

Enquadra-se no âmbito da Garantia Jovem e caracteriza-se pelo desenvolvimento de experiências práticas em contexto de trabalho, tendo em vista melhorar as suas condições de integração socioprofissional.

 

Estágios com a duração de 9 meses, para a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.

 

Programa de estágios profissionais em contexto internacional, que visa a formação de jovens quadros

 

Os cursos no âmbito da Medida Vida Ativa - Emprego Qualificado permitem potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados.

 

Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos nos serviços de emprego, com a obrigação de lhes proporcionarem formação profissional.

 

Medidas que visam apoiar a qualificação e o emprego das pessoas com deficiência e incapacidade que apresentam dificuldades no acesso, manutenção e progressão no emprego.

 

 

Sites Europeus e Internacionais

 

Neste espaço é fácil encontrar informação relativa a oportunidades de emprego e de formação em 31 países da Europa. Poderá encontrar também “dicas” sobre o que deve saber sobre viver e trabalhar no estrangeiro.

O programa Erasmus+ é uma oportunidade de mobilidade para fins de aprendizagem, estágio ou formação (educação, formação, juventude e desporto, Ensino Superior,…)

 

O PLOTEUS contém informação sobre 30 países e tem por objetivo ajudar na procura do primeiro emprego.

EMPREENDEDORISMO
 

Apoio ao empreendedorismo:

 

Conjunto de instrumentos de promoção do empreendedorismo através de apoios à criação de empresas e do próprio emprego.

 

Programa destinado a promover a criação de empresas por jovens desempregados

 

Programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo, destinado a apoiar os jovens na criação de cooperativas, como forma de desenvolvimento de uma cultura solidária e de cooperação, facilitando a criação do seu próprio emprego e a definição do seu trajeto de vida.

 

Programa Nacional de Microcrédito que consiste no apoio a projetos de criação de empresas, através do acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento até 20.000 euros.

MERCADO DE TRABALHO
 

No portal europeu da mobilidade profissional (portal EURES) encontra informação sobre os mercados de trabalho regionais em Portugal:

 

  • Situação geral do mercado de trabalho

  • Procura de mão-de-obra não satisfeita

  • Procura de emprego não satisfeita

  • Indicadores e tendências.

 

No mesmo portal, pode aceder a informação sobre os mercados de trabalho, as condições de vida e de trabalho e a informações úteis sobre a mobilidade para outros países da Europa.

 

O IEFP,I.P. disponibiliza também, no seu portal, indicadores estatísticos sobre a situação e tendências evolutivas do mercado de emprego em Portugal.

Os dados apresentados são elaborados com uma base mensal, a partir dos registos do Serviço Público de Emprego português, refletindo a procura e oferta de emprego e as colocações verificadas no mercado de emprego.